feito
CARACTERÍSTICAS DAS CÉLULAS CARDÍACAS
• São eletricamente conectadas
• O coração possui células marcapasso
• Os potenciais de ação cardíacos são extremante longos
• As células cardíacas apresentam canais lentos de Ca 2+
ATIVAÇÃO ELÉTRICA DO CORAÇÃO
Para exercer sua principal função, bombear sangue, o coração precisa realizar contração e sua atividade mecânica depende da sua atividade elétrica. Para que o coração bombeie sangue de maneira eficiente e contínua a sua ativação elétrica deve ocorrer repetidamente na sequência apropriada.
O batimento cardíaco ocorre com a formação e propagação de potenciais de ação de forma sequencial ao longo das estruturas anatômicas cardíacas. O batimento cardíaco tem início no nodo sinoatrial (SA) com a geração espontânea de um potencial de ação, esse potencial de ação se propaga para o miocárdio atrial direito e através do feixe Bachmann para o miocárdio atrial esquerdo. Do miocárdio atrial converge para o nodo atrioventricular(AV), conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Após isto o potencial elétrico atinge o feixe de His e o osramos dos feixes esquerdo e direito que são constituídos por células de Purkinje . Esse sistema His-Purkinje distribui de maneira rápida e uniforme a ativação elétrica para o miocárdio ventricular.
Em um batimento normal, ambos os átrios contraem-se quase simultaneamente. Em seguida, há uma breve pausa (causada pela condução lenta do potencial de ação através do nodo AV). Então os dois ventrículos contraem-se quase simultaneamente. E por fim, o coração relaxa e novamente se enche de sangue.
PRINCÍPIOS ELETROFISIOLÓGICOS
Para que um potencial de ação se mova de uma célula à outra é preciso:
- Força propulsora: diferença na voltagem entre a célula excitada e a célula em repouso;
- Conexão entre as duas células: gap junctions , na região dos discos intercalares das células cardíacas, formadas por conexinas que agem como canais de baixa resistência,