Feedback contrutivo
Inadequado “eu faria muito melhor do que você” “seria bom se todos nos comportássemos de modo responsável nas reuniões”
Adequado “parece-me que está com dificuldades. Como posso ajuda-lo?” “António, gostaria que chegasse a tempo e horas às reuniões, e não conversasse com os seus colegas” “Carlos, mais uma vez o seu atraso prejudicou o início da produção. Peço-lhe que não abuse da flexibilidade que lhe temos proporcionado” “Manuel, ouvi-o chamar “animal” a um operário. Pode explicar-me porquê?”
Ser directo
Ser específico
“não me parece que esteja a comportar-se de modo justo com a organização”
Ser descritivo
“estou muito insatisfeito pela forma rude e seca como trata os seus operários. Você não tem jeito para chefe de secção”
Orientações Ser oportuno
Inadequado “Luísa, há uns meses atrás, recebi um excelente relatório seu. Veja se faz este com o mesmo rigor ” “Maria, acabo de vê-la a estragar a máquina. Em vez de estar a chorar devia preocupar-se com os seus colegas que estão a espera que você a repare” “Carlos, é a 1ª vez que se atrasa. Sei que de entre os presentes, é dos mais pontuais nesta empresa. Mas temos que parar com este processo, dando o exemplo, desde já.”
Adequado “Luísa, este seu relatório é excelente: é claro, sucinto e está bem apresentado. Espero que continue.” “Maria, apercebi-me de que ontem danificou a máquina de fiar. Espero que já esteja mais calma. Pedia-lhe mais cuidado. Como sabe, prejudicou o trabalho dos colegas. O que podemos fazer para que tal não se repita?” “Carlos, entre aqui no meu gabinete. Sei que você é uma das pessoas mais pontuais nesta empresa. Peçolhe que não volte a chegar atrasado de modo a não perturbar o funcionamento da linha de produção. Posso contar consigo?”
Ser flexível
Ser proporcional
Orientações Evitar culpabilizar ou embaraçar
Inadequado “Luísa, o seu acto foi muito prejudicial para a empresa. Deveria ter vergonha. Não vê como todos se riem