FECIM 2015 Compostagem
405 palavras
2 páginas
FECIM – Feira Científica Miguel Gurgel 2015COMPOSTAGEM-SOLUÇÃO ADEQUADA PARA OS ALTOS ÍNDICES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS GRANDES CIDADES
AUTORES:
Francisco Igor Sousa Lopes 1
Francisco Raildo Da Silva Sousa 1
Josué Ferreira Brito 1
Lukas Gomes Martins 1
Thallys Costa Dos Santos 1
Jacymira Andrade Ribeiro 2
1- Alunos da EEEP Comendador Miguel Gurgel.
2- Professora do laboratório de Ciências da EEEP Com. Miguel Gurgel.
PROBLEMATIZAÇÃO
A preservação do meio ambiente e a saúde pública são os dois pontos fundamentais da problemática dos resíduos sólidos das grandes cidades que justificam a busca de solução adequada. A cobertura diária do solo evita que os resíduos permaneçam a céu aberto, diminuindo a disseminação de doenças (D´ALMEIDA, 2002). Do ponto de vista sanitário, o lixo é a causa indireta na transmissão de doenças através dos seus vetores. No âmbito socioeconômico a possibilidade de reutilização através da produção de composto orgânico e a redução de 50% no custo do transporte é a solução para os problemas de ordem sanitária e consequente aumento da vida média do homem. Diante do exposto, fica a pergunta: Como utilizar o lixo, contribuindo para diminuir os problemas da escola e do meio ambiente?
METODOLOGIA
Pensou-se em instalar uma composteira que fizesse o processamento das cascas de frutas e verduras produzidas na cozinha da escola. Abriu-se no chão um buraco de 1,70m de comprimento por 0,90m de largura. Usou-se para essa ação instrumentos como picareta, enxada e pá. O local escolhido para essa instalação foi a horta de fitoterapia.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se reduzir de 80% para 50% o número de vetores na escola. Utilizou-se 100% do material orgânico fornecido, que antes iria parar no lixo, causando sérios problemas ao meio ambiente e ao ser humano. Com isso, espera-se zerar o custo financeiro na coleta seletiva e diminuir os índices de doenças causadas pelo lixo orgânico (cascas, talos, folhas, etc).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sobre o reaproveitamento