fdgfhg
475 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROFACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DOCENTE: TATIANE CHAGAS
DISCENTE: GABRIELA FERREIRA
Neste artigo, a autora faz uma análise aprofundada da mudança da concepção da escola, as formas de gerir e as implicações relacionadas ao processo de gestão. Esse artigo tem por objetivo analisar as demandas que as escolas públicas enfrentam atualmente, no contexto de uma sociedade globalizada que se democratiza e se transforma. A educação, no contexto escolar, se complexifica exige esforços redobrados e maior organização do trabalho educacional, assim como participação da comunidade na realização desse empreendimento, a fim de que possa ser efetiva, já que não basta ao estabelecimento de ensino apenas preparar o aluno para níveis mais elevados de escolaridade, uma vez que oque ele precisa é de aprender para compreender a vida, a si mesmo e a sociedade, como condições para ações competentes na prática da cidadania. E o ambiente escolar como um todo deve oferecer-lhe essa experiência.
Inicialmente, no primeiro tópico “Mudança de concepção de escola e implicações quanto à sua gestão” (p. 12-13), Luck foca na necessidade de multiplicação dos esforços de organização da instituição escola, que não se limita apenas à preparação do estudante para que ele possa galgar níveis mais elevados de escolaridade, mas é também responsável pelo seu aprendizado e compreensão da vida e da sociedade, que lhe proporcionarão as condições essenciais ao exercício efetivo da cidadania (p. 12). Sob o argumento de que, direta ou indiretamente, tudo está interligado a tudo, Luck apresenta a necessidade da transição do modelo estático para o paradigma dinâmico. E cita Drucker (1992) ao final da argumentação: “tudo que dava certo antes está fadado ao fracasso na nova conjuntura” (p.13).
Outro tópico apresentado no artigo, “As limitações do modelo estático da escola e de sua direção”, a autora fala da heterogeneidade do ambiente social da escola,