Fazendo Trabalhos
Fossas abissais ou oceânicas são áreas deprimidas e profundas do piso submarino. Possuem dimensões hemisféricas, sendo porém, estreitas em largura. Tal área do relevo oceânico pode atingir até 11 km de profundidade.
As temperaturas nas fossas abissais são deveras reduzidas, variando entre 0 e 2grau. A maior das fossas oceânicas conhecidas é a depressão Challenger, na Fossa das Marianas, com 11033 metros de profundidade (a fossa das Marianas localiza-se a leste do arquipélago das Filipinas).
A respeito do que se pode esperar, há muita vida nessas áreas abissais, como os moluscos, esponjas, anémonas do mar e uma variedade de peixes abissais, com muitos filamentos fluorescentes. É tamanha pressão nos locais onde vivem tais peixes que até uma baleia poderia ser esmagada. É um ambiente de completa escuridão, onde os animais se alimentam de cadáveres de peixes das camadas acima deles.
É no Oceano Pacífico ocidental que se encontra o maior número de fossas, sendo também estas as mais profundas, com seis delas superando os 10000 metros de profundidade. A curiosidade destas depressões é que as mesmas não se localizam em um ponto ao centro de cada oceano, porém junto às costas das ilhas vulcânicas e continentes. É um fenômeno é perfeito a compreensão à teoria da tectônica de placas e a da deriva continental.
Principais fossas oceânicas, em ordem de grandeza:
Fossa das Marianas - 11033 m
Fossa de Tonga - 10882 m
Fossa das Kurilas - 10542 m
Fossa das Filipinas -10540 m
Fossa de Kermadec -10047 m
Fossa de Izu-Bonin (também chamada fossa de Izu Ogasawara) -9780 m
Fossa do Japão - 9000 m
Fossa de Porto Rico -8605 m
Fossa do Atacama (também chamada fossa do Peru-Chile) -8065 m
Com exceção da fossa de Porto Rico, localizada no Oceano Atlântico, todas as outras fossas acima localizam-se no Oceano Pacífico.
Bibliografia: http://www.mundogump.com.br/peixes-bizarros-de-altas-profundidades/ - Página Mundo