fauna
GB – RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO
GRUPO BIOLÓGICO ABORDADO: FAUNA
Acadêmicos: Bruna Doberstein, Luciano Stabel, Juliana Grudzinski, Kassia
Stelmaszczyk e Tarik Sander
SÃO LEOPOLDO, 2014
DESCRIÇÃO DO LOCAL
O Campus da Unisinos, onde o levantamento foi realizado, possui uma área de 100 hectares. Este estudo foi feito em aproximadamente 4,5 hectares, no qual pode-se constatar diferentes tipos de ambientes/vegetação, dentre os quais estão um lago artificial, mata fechada e área extensa de gramado, onde pode-se verificar uma grande diversidade na fauna, principalmente invertebrados. Dentre as espécies identificadas estão tanto nativas como exóticas, tais como Quero-quero e João de Barro, cães e patos, respectivamente.
O clima no dia do levantamento estava ameno, com sol, porém com diversas atividades humanas ocorrendo no mesmo espaço, o que dificultou o avistamento das espécies.
Outro aspecto que cabe ser ressaltado na descrição do local foi o excesso de resíduos (lixo) encontrados tanto na trilha, como no entorno do lago, aspecto que nos leva a crer que exerça considerável influência nas espécies do local.
Representado em vermelho o local utilizado para o registro de espécies.
Representado em foto o local utilizado para o registro de espécies.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada consistiu na exploração da área destinada ao estudo por cinco pessoas, as quais procuraram por indícios da fauna local ou mesmo a constatação delas através de avistamento.
A exploração foi feita a pé, exclusivamente no período da manhã, percorrendo as trilhas que existem ao redor do lago, o qual ocupa a maior área do terreno analisado.
Foram feitos registros fotográficos das espécies através de equipamento fotográfico digital, com lentes grandes angulares, telefoto e macro, bem como anotações referentes às espécies e a ordem na qual elas foram avistadas.
Nome Popular
Reino
Filo
Classe