Fatos Mais Importantes da História da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt - LAF
3072 palavras
13 páginas
Fatos Mais Importantes da História da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt - LAFA LAF no coração do Pai Fundador
Movidas pela gratidão do Jubileu dos 90 anos da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, nos reunimos aqui no Santuário Tabor da Filialidade Heróica onde queremos rever os momentos mais importantes de nossa história de vida como Ramo Feminino da Família de Schoenstatt.
Durante a guerra em 1917, nos hospitais militares, uma enfermeira chamada Gertraud Von Bullion teve o primeiro encontro com Schoenstatt através dos congregados da “Congregação dos Estudantes de Schoenstatt”. Conheceu o Pe. Kentenich e sua espiritualidade. Ficou tão impressionada que despertou a vontade de entrar nesta comunidade para viver o modo original de louvor a Deus por Maria. Também desejava auxiliar na renovação religiosa-moral do mundo, como pregava o Pai Fundador.
Naquela época, nos mostra a história da sociedade, as mulheres tinham uma importância limitada, desempenhavam papel de submissão e obediência, portanto, somente homens eram admitidos nos grupos. Isto não agradava ao Pai Fundador, pois, esta posição não favorecia a exaltação da Mãe de Deus, a Mulher co-redentora.
O Pe. Kentenich, já nos primórdios da história de Schoenstatt, acalentava a idéia de fundar um grupo que fosse o elo de ligação entre Schoenstatt e a Igreja, então, a Providência Divina fez com que ele lesse um artigo sobre a existência, na Áustria, de um grupo chamado “Liga Mariana”; o Pai Fundador sentiu que esta idéia era semelhante ao que estava ocorrendo em Schoenstatt, pois aqueles que haviam conhecido a MTA através dos Congregados Marianos estavam cheios de sentimentos de gratidão à Virgem de Schoenstatt e queriam continuar sob a mesma proteção que haviam experimentado na guerra. Sobretudo desejavam lutar pela propagação do Reino de Graças para outras pessoas, pois queriam que se expandisse tudo o que haviam conquistado sob a proteção de Maria. Então o Pai Fundador resolveu escrever vários