Fatores sócio ambientais de relevância em uma comunidade do rio de janeiro
Juliana Costa¹, Kellem Gonçalves¹, Mayara Lemos¹, Naiana Carvalho¹, Nathasha Morgado¹, Suellen Braga¹, Leila Chevitarese³.
¹Acadêmicos da Disciplina de Estágio Supervisionado II Cuidados Primários em saúde do Curso de Odontologia da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, Campus da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
²Coordenadora da Disciplina de Estágio Supervisionado II Cuidados Primários em Saúde do Curso de Odontologia da Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO, Campus da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO.
RESUMO
Na disciplina de Estagio Supervisionado I, podemos conhecer a rotina de uma realidade muito distante. Durante o trabalho realizado com as famílias da comunidade do canal, coletamos dados que nos possibilitaram refletir sobre seus problemas sócio-ambientais relevantes. Falhas na coleta de lixo, ausência de saneamento básico e a convivência com os focos de proliferação de vetores, são apenas alguns dos fatores que contribuem com o processo de saúde-doença.
PALAVRAS-CHAVE: saúde-coletiva, odontologia, comunidade, prevenção, doenças.
INTRODUÇÃO
A Comunidade do Canal localizada em Vargem Grande, Rio de Janeiro foi cenário para os acadêmicos de odontologia, da Unigranrio, realizarem um estudo epidemiológico que serviu como base para um debate reflexivo sobre o contexto vivido pelas famílias entrevistadas. Apesar dos pontos positivos observados na comunidade, o que em muitas outras são ausentes, como a solidariedade e receptividade, unidade de atendimento comunitário que supri as necessidades da população local (CASACAP) e energia elétrica, pontuamos também as falhas observadas, que serão de fundamental importância para concluirmos as reais necessidades e promovermos atitudes para solucioná-las.
OBJETIVO
Expor e debater os riscos dos problemas sócio-ambientais para a qualidade de vida da Comunidade do Canal.