Fatores Que Influem Nas Entalpias Das Rea Es
1 - Influência das quantidades de reagentes e de produto
A quantidade de calor liberada ou absorvida em uma reação depende, em primeiro lugar, das quantidades de reagentes e dos produtos que participam da reação.
Ex: 2H2 (g) + O2 (G) ==> 2H2O (v) ∆H= - 485,8 KJ
Já indica que há liberação de 485,8 KJ quando 2 mols de hidrogênio reagem com um mol de oxigênio , produzindo 2 mols de Água.
2 - Influência do estado físico dos reagentes e produtos
Vejamos os seguintes exemplos:
I - H2 (g) + 1/2 O2(g) ==> H2O (vapor) ∆H1 = - 242,9 KJ/mol
II - H2 (g) + 1/2 O2(g) ==> H2O (liquido) ∆H2 = - 286,6 KJ/mol
III - H2 (g) + 1/2 O2(g) ==> H2O (solido) ∆H3 = - 292,6 KJ/mol
Nos exemplos acima, notamos que o simples fato de a aguá formada se apresentar nos estados devapor, liquido e solido (gelo) já altera a entalpia da reação. Notamos também que o valor absoluto ∆H varia na seguinte ordem:
|∆H3| > |∆H2| > |∆H1|
Por que isso aconteceu ???????
Podemos dizer que o fenômeno químico em si ( H2 + 1/2 O2 ==> H2O ) produz uma certa quantidade de energia. Uma parte dessa energia ficara “dentro” da água produzida , na forma de agitação de suas moléculas – no estado de vapor, o grau de agitação das moléculas é máximo no estado liquido tem intensidade intermediaria; e, no estado solido é mínima. Consequentemente, o saldo de energia que “sobra” e será liberado pela reação , na forma de calor, será; relativamente menor, com a água na forma de vapor; intermediário, com a água liquida; e maior, com a água na forma solido.
3 - Influência do estado alotrópico
A forma alotrópica de maior entalpia é a mais reativa, e a de entalpia menor é a mais estável, e portanto mais abundante quando ocorre na natureza.
Ex: C (grafite) + O2(g) ==> CO2(g) ∆H1 = - 393,1 kJ/mol C (diamante) + O2(g) ==>