Fatores para uma educação de qualidade para todos no século xxi
1. Campanha educacional destinada às famílias sobre como educar seus filhos
A Educação começa em casa e é preciso que as famílias se conscientizem disso e entendam que a escola é uma parceira no processo educacional de seus filhos, e não a única responsável por este processo. Em minha opinião, a grande maioria das famílias não tem consciência de seu papel na formação dos indivíduos e uma campanha educacional, abrangente e consistente por parte das autoridades, pode fazer com que as pessoas reflitam sobre isso e após essas reflexões possam mudar o comportamento.
2. A convicção, a estima e a autoestima dos envolvidos
A convicção da sociedade sobre o valor que tem a educação é determinante para a valorização desta e consequentemente dos profissionais que lidam com a educação, e a estima e autoestima dos envolvidos é efeito dessa valorização. Profissionais valorizados realizam seu trabalho com mais segurança e não se culpam tanto pelos erros, ao invés disso aprendem com eles.
3. Foco na relevância pessoal e social
O foco na relevância pessoal faz com que se pense a educação sob o ponto de vista humano, respeitando as necessidades das pessoas, e a relevância social, por sua vez, faz com que se pense a educação de forma eficaz e eficiente na formação de indivíduos inseridos na sociedade.
4. A força ética e profissional dos mestres e professores
Os mestres e professores que são éticos e profissionais conseguem ensinar com qualidade mesmo com dificuldades e adversidades.
5. A capacidade de condução de diretores e inspetores e o trabalho em equipe dentro da escola e dos sistemas educacionais
Diretores e inspetores que conduzem com aptidão as escolas e o os sistemas educacionais favorecem a formação de uma unidade no interesse em promover qualidade de aprendizagem dentro das instituições, e o esforço nesse sentido contribui para o trabalho em equipe que é uma das soluções para alcançar a almejada