Fator de potência
O fator de potência é um parâmetro muito importante na rede elétrica e deve ser medido e controlado, pois o consumo de potências reativas além do permitido é cobrado ao consumidor.
É uma preocupação da concessionária em fiscalizá-lo através de medições, e das indústrias em controlá-lo. Um sistema elétrico é dito bem aproveitado se o parâmetro fator de potência estiver bem próximo da unidade, caso contrário vários inconvenientes são causados ao sistema, que implicam principalmente em consumo de energia sem gerar trabalho e por consequência em perdas econômicas. A idéia do trabalho foi desenvolver um sensor para medição do fator de potência, sendo este um circuito eletrônico discreto capaz de converter a defasagem entre os sinais de entrada de tensão e de corrente de uma rede 60 Hz em sinais digitais. O circuito é um conversor A/D que disponibiliza na saída uma palavra de 3 bits e sua seqüência de combinações dessas possíveis palavras é proporcional ao fator de potência. Esse circuito também indica se a rede é indutiva ou capacitiva, tem um bit de alarme que indica quando o valor ultrapassar de cos ϕ = 0,92 e um outro bit que indica que o sensor não é mais capaz de medir quando o cos ϕ for menor que 0,67.
Palavras-Chaves:
Fator de Potência e Sensor Digital para Medição;
1. INTRODUÇÃO
O fator de potência foi sempre motivo de preocupação dos engenheiros encarregados do projeto e estudo dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. O baixo fator de potência proveniente do excesso de energia reativa no sistema elétrico causa sérios problemas entre eles: sobrecarga nos cabos e transformadores, crescimento da queda de tensão, redução do nível de iluminamento e por conseqüência aumento das contas de luz e força. [1]
Através da resolução nº 456 de 29 de novembro de 2000 da Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), foi estabelecido por lei que o fator de potência mínimo deve ser 0,92. Sendo assim, todos os