fator de potencia
EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA BAHIA
ALGODOEIRA
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
BARREIRAS – BA
JUNHO – 2013
WILIAN BANDEIRA DA SILVA DOS REIS
ALGODOEIRA
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
Projeto apresentado à disciplina de Eletrotécnica III do curso de Eletrotécnica – 431, do Instituto Federal da Bahia – IFBA, como requisito parcial de nota. Sob a orientação do Professor: Cesár Miott.
BARREIRAS – BA
JUNHO – 2013
MEMORIAL DESCRITIVO
1. CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
Quando há o defasamento da corrente em relação à tensão, ou seja, por presença de indutores no circuito (nosso caso MOTORES), a corrente esta defasada da tensão. Este defasamento faz com que esta energia retorne a fonte sem realizar trabalho. Com isso instalando BANCOS ou MODULOS, capacitivos para conseguimos ajustar o FP (fator de potência) da rede para que realize mais trabalho e que principalmente não seja cobrada uma multa (mensal) por manter um FP baixo (FP padrão Brasileiro – 0,92). 2. REQUISITOS DE SEGURANÇA
Na manobra de capacitores através de contatores, os capacitores deverão estar descarregados antes de colocá-los em operação novamente, por meio de resistores de descarga ou por reatores antes da sua ligação. Os tempos de descarga / nível de tensão são orientados pela norma IEC60831.