Fases do plamejamento curricular
Para se obter um planejamento curricular eficaz, faz-se necessário um estudo da realidade social, politica, econômica e religiosa da comunidade onde se vai trabalhar.
Prioriza-se muito o estudo da filosofia que orienta a educação e os valores humanos. Os fatores socioculturais e parte do comportamento, dos fatores psicológicos e parte também do processo educacional.
1º objetivos da educação:
- definição dos objetivos a nível escola;
-definição dos objetivos das disciplinas e seus conteúdos;
2º selecionar é organizar os conteúdos para atingir os objetivos.
3º selecionar os melhores métodos para se conquistar, executar e facilitar o sucesso nos objetivos.
4º selecionar os materiais que facilitam para o professor e para o entendimento do aluno.
5º utilizar a avaliação adequada aos objetivos propostos no plano curricular.
O plano curricular para todos os objetivos relacionados acima tem que estar interligados em uma mesma linha de raciocínio seguindo a mesma estrutura. Os objetivos fazem parte do sucesso do plano curricular. O plano de ação é colocado em prática todo o conteúdo programado.
Relação entre os elementos
Ralph Tyler aborda questões básicas concentradas sobre o processo de construção curricular. 1- Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir. 2- Que experiências educacionais podem ser proporcionadas para que seja possível atingir esses objetivos. 3- Como organizar eficientemente essas experiências educacionais? 4- Como poderemos ter certeza de que esses objetivos estão a ser alcançados.
(Tyler Ralph) A construção curricular, concentrada em objetivos ,mantem o professor distante da responsabilidade de formular. O papel do professor consistiria fundamentalmente na seleção de experiências de aprendizagem e sua organização segundo critérios de continuidade, sequencia e integração. O professor levaria o aluno à prática de forma ativa.
Todos os elementos que fazem parte da