Fases da pesquisa
1. Escolha do tema: selecionar um assunto de acordo com as possibilidades, aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.
2 Formulação do problema
Viabilidade: pode ser eficazmente resolvido por meio da pesquisa. Relevância: deve ser capaz de trazer conhecimentos novos. Novidade: estar adequado ao estágio atual da evolução. científica. Exeqüibilidade: pode levar a uma conclusão válida. Oportunidade: atender a interesses particulares e gerais.
3.Definição da base conceitual
A definição teórica e conceitual é um momento crucial da investigação científica. É sua base de sustentação.
Devemos ser sintéticos e objetivos, estabelecendo, primordialmente, um diálogo entre a teoria e o problema a ser investigado.
4 Justificativa Trata-se da relevância, do por que tal pesquisa deva ser realizada.
Quais motivos a justificam?
Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa ?
5 Objetivos
Busca-se responder ao que é pretendido com a pesquisa, que metas almejamos alcançar ao término da investigação. É fundamental que estes objetivos sejam possíveis de serem atingidos.
Geralmente, se formula um objetivo geral, de dimensões mais amplas, articulando-o a outros objetivos mais específicos .
6. Metodologia Geralmente, é uma parte complexa e deve requerer maior cuidado do pesquisador.
Mais que uma descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados, indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico.
8. Principais elementos da Metodologia
Definição da amostragem: a amostragem deve possibilitar abranger a totalidade do problema investigado em suas múltiplas dimensões. Coleta de dados: (entrevistas, observações, formulários).
Organização e análise de dados: deve descrever