Fascismo
Lucas da Silva Curitiba Professora: Tânia
Termoquímica em relação ao Meio Ambiente
Termoquímica é o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Processos Endotérmicos: Quando as reações absorvem calor do meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.
Processos Exotérmicos: Quando as reações liberam calor para o meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A combustão do carvão que pode ser representada pela equação:
Carvão + O2 → cinzas + CO2 (g) + calor
“Reação de Combustão” tem tudo a ver com a Termoquímica, pois, há transferência de calor de um corpo ao outro. Uma reação desse tipo é caracterizada pelo consumo de algum material, que é chamado de combustível, por um comburente. Na grande maioria dos casos o comburente é o oxigênio do ar e o combustível pode ser sólido, líquido ou gasoso.
Por exemplo, no nosso dia a dia vemos muitos casos de reações de combustão doméstica, como na queima do gás de cozinha para preparar os alimentos, na queima de uma vela ou palito de fósforo, na queima do carvão para realizar um bom churrasco, na combustão da gasolina, do álcool, do óleo diesel ou de outros combustíveis que fazem os automóveis se movimentarem, entre outros casos.
[pic]
Existem também combustões de aspecto industrial, pois a partir da expansão industrial cresceu consideravelmente