Fascismo e nazismo
Fascismo e Nazismo foram regimes autoritários em vários pontos da Europa, sistema político, econômico e social que ganhou força após a 1ª guerra mundial, principalmente nos países em crise economia como Itália, Alemanha, alem de Portugal e Espanha. Representado na Itália pelo líder Benito Mussolini. Na Alemanha por Adolf Hitler ganhando o nome de Nazismo. Em Portugal pelo governo de Salazar e na Espanha pelo Governo de Francisco Franco.
Fascismo
O fascismo aplica-se aos regimes políticos de caráter autoritário e corporativista, contrários tanto aos regimes de democracia liberal quanto ao Socialista, abrangendo também o nacional-socialismo (nazismo) alemão, o nacional-sindicalismo espanhol e outros movimentos, com suas características próprias.
O sistema político-social Fascista, implantado em 1922 na Itália por Benito Mussolini e derrubado em 1943, com a derrota do país pelos exércitos aliados, no final da segunda guerra mundial.
Principais idéias e características fascistas.
Totalitarismo: Sistema antidemocrático, concentrando poder total nas mãos do líder do governo, podendo tomar qualquer decisão decretar leis sem consulta de outros políticos
Nacionalismo: A ideia que só o que é do país tem valor; Valorizando a cultura do próprio país e inferiorizando os demais.
Militarismo: Grandes investimentos na produção de armas e equipamentos de Guerra, fortalecendo as forças armadas para poder expandir seu território através de guerras.
Culto à força física: treinamento intensivo de jovens para uma possível guerra, preparando soldados fortes e saudáveis.
Censura: Os grandes líderes como Mussolini e Hitler usaram seu poder para reprimir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte. Propaganda: Usando os mesmos meios de comunicação para divulgação de suas idéias, discursos, desfiles