Fartura da mão de obra
Quando nos deparamos com a palavra mão de obra, logo pensamos qualificada ou não qualificada. Não importa, seja ela qualificada ou não, quando em excesso atinge milhares de pessoas e empresas. Vantagens para a empresa
Umas das vantagens é a mão de obra mais barata, a empresa tem mais possibilidade de procurar por prestadores de serviços mais barato por existir a grande disputa entre trabalhadores no mercado. Dentro de uma organização hoje no Brasil é muito caro manter funcionários, os valores dos tributos pagos são um dos maiores do mundo, por isso os que fazem o recrutamento dentro da empresa procura sempre recrutar pessoas que realmente necessite de emprego para oferecer o que a empresa estar disposta a pagar, é claro que tudo conforme a lei manda , caso o trabalhador não aceite, no departamento de RH da empresa já tem muito mais currículos à espera de uma chance para serem entrevistados.
Outra vantagem, é que a partir do momento que houve a contratação daquela mão de obra, ela vai passar por vários processos de teste, e com certeza quem foi admitido irá procurar sempre desempenhar o melhor, porque ele sabe que se não desenvolver a sua função correta ele será trocado por outro que esta a espera de um emprego.
Com excesso de mão de obra o trabalhador vai procurar se qualificar mais para prestar o melhor serviço a empresa que ele trabalha, para seu emprego estar sempre garantido.
Desvantagens do excesso de mão de obra
Quando o excesso está associado à mão de obra qualificada, melhora o quadro de contratação mais se o excesso for de pessoas mal qualificadas a empresa terá que ter gastos com treinamentos para essas pessoas, e os treinamentos além de gerarem custo, precisa de tempo para ser desenvolvidos. Como tempo é dinheiro, tem empresas que não tem tempo suficiente para fazer esse tipo de contratação.
Quando a produção estiver maior que o numero de pedidos a empresa