Farmacologia
R= O óleo mineral é considerado um poderoso laxante, atua na secreção de água para o intestino amolecendo o bolo fecal facilitando a expulsão das fezes para o meio. É contraindicado em idosos pois esse medicamento pode ser facilmente aspirado para os alvéolos devido sua alta viscosidade, uma das características do óleo mineral é não causar irritação na glote impedindo os reflexos de tosse contribuindo para que gotículas de óleo entrem nos alvéolo com facilidade, essas gotículas são atacadas pelos macrófagos, estes não conseguem destruir o óleo ativando uma sinalização para outros macrófagos desencadeando assim uma inflamação. Além disso pode ocasionar o refluxo, vômito e o efeito laxante interfere ainda na absorção de vitaminas.
2- Por que não devemos administrar anti-inflamatórios não esteroidais em pacientes asmáticos?
Porque anti-inflamatórios não esteroidais inibe a via da cicloxigenase responsável por degradar ácido araquidônico em mediadores inflamatórios( Prostacilcina, prostaglandinas, tromboxano) permanecendo somente a via da lipoxigenase para degradar ácido araquidônico, onde será formado os leucotrienos, a ação desses leucotrienos causam a irritação das vias aéreas agravando o quadro clinico da asma.
3- Como os inibidores da bomba de prótons podem interferir na biodisponibilidade de outros fármacos?
Os inibidores da bomba de prótons inibem a produção de HCL( ácido clorídrico ) agindo na bomba de prótons, ele altera a absorção de outras drogas, que necessitam do compartimento( Estômago ) acidificado inibindo assim o metabolismo hepático, ou seja é inibidor da enzima Cpy 450 é responsável pela metabolização dos fármacos interferindo na biodisponibilidade de variados fármacos.
4- Explique o mecanismo de ação da Loratidina. Qual a justificativa em administrar a loratidina em pacientes asmáticos?
A Loratidina é um