farmacologia
Fármaco (pharmacon = remédio): estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função.
Medicamento (medicamentum = remédio) : fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente.
Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento.
Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.
Remédio (re = novamente; medior = curar): substância animal, vegetal, mineral ou sintética; procedimento (ginástica, massagem, acupuntura, banhos); fé ou crença; influência: usados com intenção benéfica.
Placebo (placeo = agradar): tudo o que é feito com intenção benéfica para aliviar o sofrimento: fármaco/medicamento/droga/remédio (em concentração pequena ou mesmo na sua ausência), a figura do médico (feiticeiro).
Nocebo: efeito placebo negativo. O "medicamento" piora a saúde.
Insumo farmacêutico: Insumo farmacêutico, no Brasil, é uma droga ou matéria-prima, aditiva ou complementar de qualquer natureza que pode ser destinada a emprego em medicamentos, ou seus recipientes.
2-Diferencie farmacocinética e farmacodinâmica.
Farmacocinética: destino do fármaco.
Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo.Note que não é o estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são:absorção, destribuição, biotransformação e excreção. Note também que uma vez as a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter didático.
Farmacodinâmica :mecanismo de ação.é a área da farmacologia que estuda o efeito de uma determinada droga (ou fármaco, ou medicamento) em seu tecido-alvo, ou simplesmente estuda como uma droga age no tecido-alvo.
Entende-se tecido-alvo como o orgão ou sítio onde uma