farmacologia
A EPINEFRAN é um antiasmático; bronco dilatador [estimulante adrenérgico; simpaticomimético; vasopressor; estimulante cardíaco].
Apresentação: ampolas de 2 ml; ampolas de 1 ml com 1 mg. Conta-gotas de 6 ml para pulverização.
Início do efeito: S.C.: 5 a 10 minutos; I.M.: 5 a 10 minutos; I.V.: imediato; inalação: 3 a 5 minutos.
2. Doença que o medicamento trata:
.Indicação: I.V.: tratamento profilático de parada cardíaca, bloqueio AV, urticária, edema angioneural, ataque de asma, broncodilatação. Aerossol: ataque de asma.
3. Via(s) de administração proposta(s) do fármaco:
Uso Injetável
Medicação de aplicação injetável, mais indicado, devido a rapidez com que é absorvida agilizando assim o processo de tratamento do paciente por estar biodisponível rapidamente. No tratamento de parada – cardiorrespiratória o medicamento tem papel definidor para a ressuscitação, quando aplicada em MS, pois se deposita no miocárdio agindo sobre os receptores alfa e beta. Via Intramuscular
ADMINISTRAÇÃO: em adultos, no braço; em crianças, na face lateral da coxa.Via mais lenta que a endovenosa, útil no tratamento de bronco espasmo.
4. Dose e posologia do fármaco:
Adultos
Asma Brônquica
Iniciar com 0,1 a 0,5 mg (da solução 1:1000), subcutânea ou intramuscular, repetindo a aplicação a cada 20 minutos ou até a cada 4 horas. Alternativamente, 0,1 a 0,25 mg, via intravenosa (utilizando solução a 1:10.000 ou ainda mais diluída), lentamente, repetindo a aplicação após 5 a 15 minutos, se necessário.
Vasopressor
Infusão intravenosa (utilizando solução a 1:10.000 ou ainda mais diluída), 1 mcg por minuto. A dose pode variar de 2 a 10 mcg por minuto, para se obter a resposta hemodinâmica desejada.
Parada Cardíaca
Via intravenosa (utilizando solução a 1:10.000 ou ainda mais diluída), 0,5 a 1 mg cada 3 a 5 minutos durante a ressuscitação.
Crianças
Asma Brônquica
0,01 mg por kg de peso corporal (da solução de 1:1.000), via