Farmacologia
Efeito benéfico - fármaco - Farmacologia
Efeito tóxico - agente tóxico - Toxicologia * O OBJETIVO DO USO DE UM FÁRMACO É UTILIZÁ-LO NO TRATAMENTO, PROFILAXIA E DIAGNÓSTICO * VEÍCULO FARMACOLÓGICO: MEIO EM QUE A DROGA SE ENCONTRA DISPERSA * FORMA FARMACÊUTICA: É COMO A DROGA SE APRESENTA PARA USO: xarope, comprimido, cápsula, drágeas, injetáveis, líquidos, pomadas, etc. O estudo das interações entre as drogas e o organismo é feito através de duas vertentes da Farmacologia : FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA 1. A FARMACOCINÉTICA ESTUDA AS AÇÕES DO ORGANISMO SOBRE AS DROGAS. Absorção (vias de administração), distribuição, metabolização, excreção. 2. A FARMACODINÂMICA ESTUDA AS AÇÕES DAS DROGAS SOBRE O ORGANISMO. Estuda os efeitos fisiológicos, bioquímicos e o mecanismo de ação dos fármacos.
OS MANDAMENTOS PARA O USO ADEQUADO E ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS:
• DIAGNÓSTICO CORRETO
• DROGA CORRETA
• DOSE CERTA
• VIA DE ADMINISTRAÇÃO ADEQUADA
• HORÁRIO MAIS APROPRIADO Para garantir eficácia terapêutica, o médico deve avaliar previamente: * A relação eficácia/toxicidade * Variabilidade individual na resposta * Interações farmacológicas Identificação:
1. NOME QUÍMICO: N - ( 4-HIDROXIFENIL ) ACETAMIDA
2. NOME GENÉRICO: ACETAMINOFEN
3. NOME DE MARCA OU FANTASIA ( ® ): TYLENOL Denominação Comum Brasileira (DCB) - denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo