Farmacologia dinamica
Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso
-Neurônio e as Células Gliais:
Partes do Neurônio: corpo celular (núcleo, retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi, mitocôndrias), dendritos e axônio.
O SNC é constituído por neurônios e células não-neuronais (vasos sanguíneos, meninges e as células gliais.
As células da glia cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios. E estas células da glia podem conter vários mediadores químicos e canais iônicos, sugerindo que elas possam também estar ativamente envolvidas na transferência e integração de informações. As células da glia são divididas em dois grandes grupos: a macróglia (astrócitos e oligodendrócitos) e a micróglia.
*Astrócitos: faz a separação física dos vários neurônios e destes em relação a vasculatura local, modula o microambiente iônico e metabólico e regula a atuação dos neurotransmissores (restringindo a difusão destes quando liberados). Possuem proteínas especiais que removem os neurotransmissores da fenda sináptica.
*Oligodendrócitos: são responsáveis pela formação da bainha de mielina que recobre os axônios, possibilitando o aumento da velocidade de condução do potencial de ação.
*Micróglia: é composta de células pequenas, que proliferam-se após uma injúria ou degeneração Barreira Hematocefálica: composta pela parede dos vasos sanguíneos e é envolvida pela glia. Esta impede que muitas substâncias químicas atinjam o SNC.
Somente agentes muito lipossolúveis penetram no SNC com facilidade, pois conseguem atravessar a barreira. Substâncias químicas que podem atravessar a barreira são aquelas:
-Lipossolúveis
-Transportadas através das paredes celulares por canais iônicos (Ex.:
GABA)
1 www.veterinariandocs.com.br -Que passam por processo de endocitose
-Mediação Química:
Os sinais nervosos são transmitidos de um neurônio para o seguinte através de sinapses. Existem dois