Cubagem de madeira: estudo do volume no 9º ano do ensino fundamental.
Jmiraelzo_@hotmail.com
Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
o.barros@yahoo.com.br
RESUMO
Este trabalho trata do uso do método de cubagem de madeira para o estudo do volume no 9º ano do ensino fundamental. Nosso propósito é valorizar as contribuições das práticas matemáticas do cotidiano no processo ensino-aprendizagem da matemática escolar. Nesse trabalho apresentamos os modelos de cubagem de madeira e seus métodos algébricos-geométricos. Buscamos assim, analisar a matemática necessária ao ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos que tratam do volume de sólidos geométricos no nível fundamental.
PALAVRAS CHAVE: Cubagem de madeira. Modelagem. Estudo do volume. Ensino de matemática.
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a utilização dos conhecimentos de cubagem de madeira com a Educação Matemática inserida em nosso cotidiano, até mesmo antes de aparecer na escola como conteúdo curricular (Cunha, 1999), uma matemática prática realizada por diversas pessoas e profissionais que as praticam sem relacioná-las com a sala de aula. O texto descreve algumas etapas da modelagem e um método desenvolvido para mostrar a validade de cubagem utilizada pelo madeireiro no município de Breves e apresentar também uma atividade que tem por objetivo auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem e de como ajudar o aluno na construção do conhecimento em relação ao volume do cilindro, assim como também o uso da calculadora.
Em decorrência disso instigou-me no processo de formação como educador, o tema cubagem fez parte dos meus estudos quando desenvolvi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2004, na (UFPa). O trabalho foi desenvolvido no sentido de conhecer os métodos de cubagem utilizados no município de Breves, onde, através deste facilmente encontraremos o volume das toras das árvores e como aplicá-los na educação em sala de aula.
A cubagem