Farmacobotanica
HERBARIO
Fabiana Mota dos Santos
Nilsângela Pereira Gomes das Chagas
Waldinar Aguiar Nogueira
Josiene Silva Campos
Redenção – Pa
2013
Fabiana Mota dos Santos
Nilsângela Pereira Gomes das Chagas
Waldinar Aguiar Nogueira
Josiene Silva Campos
FARMACOBOTÂNICA
HERBARIO
Este trabalho foi realizado para a obtenção parcial de conhecimento da disciplina Farmacobotânica da professora Nayara Braga.
Redenção – Pa
Abril / 2013
INTRODUÇÃO
O reino plantae é composto pelas plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectoselas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos, porém algo as difere desses e a classificaçãoum reino aparte. As plantas são autotróficas, ou seja, produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Além disso, outras características importantes desses seres e possuírem amido como reserva energética, terem parede celular de celulose, serem clorofilados e terem ciclo reprodutivo haplodiplonte.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm o alimento, e liberam gás oxigênio.
As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.
A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas.
Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às