fantasias e medos na gravidez
O corpo da mulher a cada ciclo menstrual prepara-se para uma possível gestação, e quando esta acontece, apresenta modificações importantes que comprometem os órgãos diretamente. Estas modificações são resultados da tentativa de adaptação no organismo materno-fetal.
* Modificações Locais:
Vagina e Vulva: a vagina pelo aumento da vascularização aumenta, e muda sua coloração para um tom arroxeado já a vulva pelo mesmo motivo fica com um tom violeta.
Mamas: um dos primeiros sintomas referidos é dor nas mamas como podem formigar, as aréolas alargam-se e ficam escurecidas, as veias dos seios ficam mais aparentes, do resultado do aumento de sangue desta região. Modificações Sistêmicas:
Náuseas: em geral 50% das gestantes queixam-se de náuseas e às vezes vômito, em geral pela manhã e ao final da tarde, nas primeiras 12 semanas, a maioria refere melhora espontânea no início do segundo trimestre.
Salivação excessiva: tem que haver muita ingesta de água e não cuspir a saliva, procurar engolir para não haver perca de líquidos e eletrólitos, fazer higiene oral com frequência.
Azia ou queimação: evitar alimentos ácidos, gordurosos e condimentados; ingerir chá de erva-doce gelado para alivio do sintoma, não deitar logo após as refeições, fracionar as refeições.
Perversão do apetite: é o desejo por comer coisas estranhas, ex.: comer barro, gelo...tem que ser dito ao profissional que acompanha e evitar satisfazer estes desejos, realizar parasitológico de fezes.
Fadiga: é freqüente nos últimos 3 meses, quando a grávida fica indisposta devido a alteração postural, dor lombar e ao aumento do peso; recomendar períodos freqüentes de repouso, elevar as pernas.
Cãimbras: ocorre principalmente nos últimos meses, nas panturrilhas, seja deitada, sentada ou deitada, recomenda-se que a mulher fique descalça e em pé sobre uma superfície fria e massageie o local, incentivar a ingestão de alimentos ricos em cálcio (ex.: ovo e leite) e potássio (ex.: