familia e sociedade
Disciplina: Família e Sociedade
Tutor(a) presencial: Silvia Boamorte
Stephani Bornan Obermuller – RA 8741132083
Lucimeire Gonçalves Viana – RA 9143261957
Elizângela Fernandes Costa Delgado – RA 8986232540
Roberto Pereira dos Santos Lima – RA 8986231509
Rodrigo Sampaio Xavier – RA 8987242987
Uli da Silva Viana Soares
PORTO SEGURO – Bahia
2014
A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
O Assistente Social é um dos maiores responsáveis pela construção e execução da política pública de apoio aos indivíduos e suas famílias, precisando levar em conta três vertentes de proteção social: as pessoas, as suas circunstâncias e dentre elas seu núcleo de apoio primeiro, a família.
A Ação Profissional é definida por Nogueira e Mioto (2006, p.9) como:
Conjunto de procedimentos, atos, atividades pertinentes a determinada profissão e realizadas por sujeitos/pro fissionais de forma responsável e consciente. Contém tanto a dimensão operativa quanto uma dimensão ética, e expressa no momento em que se realiza o processo de apropriação que os profissionais fazem dos fundamentos teórico-metodológico e ético-político da profissão em determinado momento histórico. Nogueira e Mioto (2006, p.9)
O objeto de trabalho do Assistente Social é a questão social, que é produzida pela relação capital e trabalho no sistema capitalista, onde se tem o mercado como centro norteador das estruturas políticas, sociais e econômicas. A questão social se expressa através da precarização do trabalho, do desemprego, da pobreza, da violência, enfim, coloca à margem da sociedade vários sujeitos que passarão a ser usuários das políticas públicas sociais do Estado.
O profissional da área deve aproximar-se o máximo possível do cotidiano da vida das pessoas, pois é nele que riscos e vulnerabilidades se constituem. A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é