Falta de ética nas organizações
FALTA DE ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
São Luís
2012
FILOSOFIA E ÉTICA
FALTA DE ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado a disciplina de Filosofia e Ética, ministrado pelo profº Januario Rosendo Máximo Júnior, da Universidade CEUMA para obtenção de nota.
São Luís
2012
FALTA DE ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Para começar a explanar sobre a falta de ética no ambiente de trabalho é necessário saber o seu real significado, ou seja, saber o que é ética. A palavra ética vem do grego ethos que significa o carater ou o modo de ser de uma pessoal. De acordo com Campos (2008): “ Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade”. A ética está direcionados aos princípios que motivam, disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano, ligada ao respeito das normas, valores, etc, em qualquer realidade social. Segundo Meucci (2010):
A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente , é o estudo da ação – práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” – como a ciência, ou a lógica – e do estudo sobre o “valor” – seja ele artístico, moral, oucien tífico – o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana.
No entanto Persona (2011) diz que há longas explicações para ética, porém crê que a mais fácil e útil para o dia-a-dia de qualquer profissional é adotar como comportamento ético a prática daquilo que ele também gostaria que os outros fizessem a ele próprio. O autor faz a pergunta: “Quando perguntamos: "Será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?", assim o mesmo acha que estamos fazendo um julgamento da ética em nosso próprio modo de agir. Conforme o autor a ética está presente no nosso