falta de perdão
Perdoar não é só um gesto de amor, mas um ato que revela a preocupação com a saúde física, emocional, psicológica e espiritual. Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear uma série de doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer.
O perdão está intimamente ligado às emoções e a falta dele pode voltar para nós mesmos e se não for tratado resulta em situações de somatização transformando em doenças psicossomáticas.
A falta de perdão muitas vezes fica armazenado por tanto tempo, que pode causar reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e chegar a tal nível que se transforma em um tumor. O sentimento não resolvido acaba se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva. Por isso mesmo que o maior beneficiado é quem concede o perdão.
Ressentimentos e mágoas profundas estão relacionados, também, ao bem-estar físico. Não é por acaso que boa parte das doenças está ligada ao acúmulo de cobranças internas, inseguranças, egoísmo, individualismo e tantos outros sentimentos negativos. De acordo com grandes médicos e pesquisadores a maioria das doenças é provocada pelo próprio indivíduo. Principalmente na área psicológica e emocional. Por isso aqueles que entendem o valor do perdão e o pratica constantemente conseqüentemente terá uma vida mais saudável e muito feliz.
Os ressentimento, as críticas e, principalmente, a falta de amor próprio são os causadores de grandes enfermidades.
Pedir perdão pode elevar a autoestima e evitar doenças
Para ela, o corpo funciona apenas como um refletor dos pensamentos e sentimentos, ou seja, por trás de uma doença existe uma crença incorreta. Pensamentos como "nada dá certo para mim", "não sou bom o bastante", "sou culpado e não mereço ser feliz" são uma espécie de causa oculta das doenças. De acordo com o psiquiatra Maurício Lima, a tese da autora se comprova em muitos casos, no entanto, outros fatores devem ser