Falso alvorecer da liberdade
VITÓRIA
2014
Bauman nesta carta cita a história de uma jovem chamada de Siobhan Healey, tudo o que ela mais desejava era a sua liberdade financeira, um sonho aparentemente de todos os jovens, ter sua prórpria estabilidade financeira, porém não é tão fácil como se pensa.
Obter uma estabilidade financeira não é uma tarefa fácil, ainda mais para jovens que estão começando a ter uma vida financeira independente. A história narrada por Bauman, conta em detalhes os erros cometidos pela jovem Healey, e que com certeza também é um erro cometido por muitos outros.
Cartões de crédito, empréstimos , juros baixo, todos são uma forma de chamar a atenção de seus clientes, e entre esses clientes, os jovens que em busca de sua liberdade financeira, gastam mais do que deveriam, justamente por muitos não possuírem uma educação financeira, relevante, a ponto de saber administrar seu dinheiro, e não cometer esses erros.
Ben Paris, é um porta-voz de uma firma especializada em consolidação e negociação de dívidas e ele não se mostrou surpreso com as tentativas dos jovens de tentar quitar suas dívidas utilizando esses atributos citados a cima. Mas ele diz que os jovens costumam “tomar empréstimos acima de suas posse’’.
Administradores de bancos ou financeiras fazem de tudo para ganhar seus clientes na expectativa que uma vez lá, seus clientes não encontraram outras formas de quitar suas dívidas a não ser fazendo outros empréstimos.
Existem estatísticas que mostram o aumento de endividamento dos jovens, hoje em dia existem infinitas maneiras de se conseguir dinheiro e tentar quitar suas dívidas, indo de pegar dinheiro emprestado com amigos ou financeiras até agiotas. Essas maneiras fazem que jovens sem um pingo de consciência e educação financeira se compliquem ainda mais pois bancos geram dinheiro com a dívida de seus clientes, os juros.
Uma forma de evitar que tantos jovens se endividem tão precocemente