FALS_ _ECONOMIA_ _EAD_ _2015_ _AULA_1
1192 palavras
5 páginas
ECONOMIAAULA 1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA
ECONOMIA - CONCEITOS
PROF. Me.
MARIO BRAVO
INTRODUÇÃO
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado.
Economia é a “ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”. (Vasconcelos e Garcia)
Definição de Economia
A definição de economia contém vários conceitos importantes que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica
Conceitos importantes:
• escolha: de alternativas e distribuição de resultados.
• escassez: recursos limitados contrapõem necessidades humanas ilimitadas. • necessidades: como alocar recursos limitados para satisfazê-las ao máximo? • recursos: recursos produtivos são limitados.
• produção: fatores de produção são ilimitados.
• distribuição: dos resultados da atividade produtiva entre os grupos da sociedade.
ESTUDO DA ECONOMIA
Questão central do estudo de Economia:
Como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades e bem estar da população?
SISTEMA ECONÔMICO
Definição
É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e do bem estar.
SISTEMA ECONÔMICO
Como a Economia é uma ciência social e utiliza fundamentalmente uma análise positiva, ela deverá explicar os fatos da realidade.
Os argumentos positivos estão contidos na análise que não envolvem juízo de valor, estando esta estritamente limitada a argumentos descritivos, ou medições científicas, ou seja, procuram entender e explicar os fenômenos econômicos como eles realmente são. Esta análise se refere a proposições básicas do tipo: “se A,