falhas no pib
Falhas no calculo do PIB
Administração, Macroeconomia.
Bruno Bortoleto Freitas
17 de setembro de 2014
Falhas no calculo do PIB
Apesar de ser muito usado, o Sistema de Contas Nacionais, junto com o Produto Interno Bruto (PIB), apresenta falhas. Por exemplo, o meio ambiente - base de qualquer economia - não está incluído no sistema. Em outros casos, até mesmo um acidente é contado positivamente no resultado final. Veja este exemplo: mais de cinco mil pessoas morreram em um terremoto registrado há alguns anos na cidade de Kobe, no Japão. A conta das despesas decorrentes da catástrofe ultrapassou US$ 110 bilhões. Contudo, a renda gerada pela enorme operação de resgate e limpeza da cidade somou positivamente para o cálculo do PIB. Um terremoto, um vazamento de óleo no mar ou a destruição de uma floresta não são deduzidos do PIB como custos para a economia.
O furacão Katrina passou pelos EUA e destruiu vidas, afetou o meio ambiente e subtraiu riqueza. Depois veio a lenta reconstrução. O produto interno bruto (PIB) dos EUA para esse período incorporou apenas um abrandamento de atividade econômica da região ocorrido no imediato e, a seguir, nova criação de riqueza, por via da fase de reconstrução. Sobre o desastre ambiental, apenas se ouviram as estimativas de prejuízos das companhias seguradoras.
Quando as madeireiras cortam árvores, elas não precisam considerar os custos provocados pela derrubada das árvores. As madeireiras calculam os gastos com transporte, serras, cordas e mão-de-obra. Mas ignoram o custo que a destruição de florestas causa ao meio ambiente. Acaba sobrando para toda a sociedade arcar com as conseqüências negativas do desmatamento (assoreamento dos rios, perda de biodiversidade etc). Já a madeireira fica apenas com os benefícios (lucros) do empreendimento.
Os administradores de uma plantação de borracha na Nigéria calcularam que os benefícios de ampliar o empreendimento sobre a Reserva Florestal de Okomu superaria os