Falas
Mara
Concorrência perfeita (mercado competitivo)
Corresponde a situação em que se há um grande número de produtos a serem ofertados e um grande número de pessoas para compra-los, e onde se utiliza diferentes formas de negociações.
É o tipo de mercado onde existe um grande número de vendedores, a um ponto que, uma empresa isolada não afeta a oferta no mercado nem o preço de equilíbrio, ou seja, nenhuma firma isoladamente tem condições de alterar o preço estabelecido pelo mercado. Cada empresa possui uma pequena participação no mercado.
Neste mercado prevalecem as premissas de:
- Mercado atomizado, onde há um grande número de empresas compostas;
- Produtos homogêneos, onde não existem diferenciações nos produtos ofertados pelas demais empresas;
- Demais empresas podem facilmente ingressarno mercado;
- Há uma transparência de mercado, onde todas as empresas sabem dos lucros e preços das demais empresas.
Vale lembrar que não existe um mercado tipicamente de concorrência perfeita, sendo que o exemplo mais próximo deste seja o mercado de hortifrúti granjeiros.
Patricia
Concorrência monopolista (ou concorrência imperfeita)
É a situação de mercado onde há grande número de demandantes e ofertantes, estes com produtos diferentes, porém com substitutos próximos, passíveis de sofrerem concorrência.
Este tipo de concorrência é mais comum em lojas onde existe um número de variedades de produtos com características próximas, como por exemplo, mercados e lojas de departamento.
MONOPSÔNIO
Psonio = compras
Estrutura caracterizada por um único comprador de bens e serviços e vários ofertantes. Sendo assim, em termos de preço o comprador dita as regras.
Samuel
MONOPÓLIO
Mono = um.
Monopólio é um caso extremo de concorrência imperfeita, onde um único vendedor tem o controle total da oferta de determinado produto ou serviço. Um mercado como esse faz com que os preços sejam mais altos do que um mercado onde existiria concorrência, sendo assim, há poucos