Falar Da Realidade Vivida Pelos Moradores De Rua Algo Complexo E Muito Sensibilizante

475 palavras 2 páginas
Falar da realidade vivida pelos moradores de rua é algo complexo e muito sensibilizante, pessoas humanas, dignas de saúde, educação, lazer e todos os direitos de um cidadão social, no entanto, esses moradores não gozam de tais direitos por inúmeras questões, seja por conta de falta de oportunidades, seja pela tomada de decisões erradas que acarretaram em tal situação, cada contexto é uma realidade diferente. Em uma pesquisa realizada com alguns moradores de rua da cidade de Teresina, foram abordados alguns depoimentos e também cenas muito emocionantes ao ver essa realidade cotidiana de cada morador de rua.
A fim de buscar soluções para amenizar tal situação, fomos a busca de instituições que se preocupem e realizem ações em prol da melhoria de vida dessas pessoas em condição de rua. Em meio a essa pesquisa, encontramos o centro pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). O centro pop, como todo centro de Referência Especializado para População de Rua, deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. A unidade deve representar espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, efetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoa em Situação de rua, devem-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
O centro pop oferece serviços de abordagem social, amparo e capacitação dos moradores em situação de rua, tendo em vista esse público alvo, a qualificação da gestão exige flexibilidade, reflexões periódicas sobre os trabalhos desenvolvidos, e resultados atingidos, com possibilidades de contemplar sugestões, considerações, e mesmo participação dos usuários atendidos. Por isso, é de suma importância que com certa frequência o centro conte com a contribuição participativa dos usuários, pois, a partir dessa participação dos necessitados e atendidos é que se

Relacionados

  • superior
    12491 palavras | 50 páginas
  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas
  • Souza Alexandre do Nascimento Licenciamento Ambiental no Brasil A perspectiva da modernizacao ecologica
    67610 palavras | 271 páginas
  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas