faixa de gaza
Os conflitos na Faixa de Gaza começaram logo após as eleições parlamentares palestinas, quando o partido Hamas, conhecido por seus atentados e ações terroristas venceu as eleições e assumiram então a Faixa de Gaza. Porém, ela é atualmente controlada por Israel, o que tem causado os conflitos. A Faixa de Gaza é totalmente cercada por muralhas, em todos os lados, para separar os dois países.
Após o colapso das negociações de paz patrocinadas pelos Estados Unidos e o anúncio, no início de junho, de um governo de união nacional entre as facções palestinas Fatah e Hamas, considerado inaceitável por Israel, iniciou-se uma nova onda de violência.
No dia 12 de junho, três jovens israelenses foram sequestrados na Cisjordânia e, dias depois, encontrados mortos. Israel culpou o Hamas e prendeu centenas de membros do grupo.
Israel reconheceu posteriormente que não poderia garantir se os responsáveis teriam sido o Hamas ou um grupo independente.
Após as prisões, o Hamas disparou foguetes contra território israelense. Israel lançou ataques aéreos em Gaza.
Em 2 de julho, um dia após o funeral dos jovens israelenses, um palestino de 16 anos foi sequestrado em Jerusalém Oriental e assassinado. Três israelenses foram acusados de queimá-lo vivo e, em Gaza, houve um aumento do disparo de foguetes contra Israel.
No dia 8 de julho, o Exército de Israel lançou uma operação contra militantes do Hamas na Faixa de Gaza.
Bloqueada, economia da faixa de Gaza vive à base de túneis
Desde que Israel fez o bloqueio, economia da faixa com 40 km de extensão e 1,8 milhão de palestinos depende do contrabando feito através dos túneis do Hamas
Se trata de uma batalha nacionalista. É uma luta pela terra. Um confronto simples e quintessencial,