Faculgeral

3933 palavras 16 páginas
Alcoólismo

O álcool é consumido há muito tempo. Porém, antes do processo de destilação, as bebidas tinham um teor de álcool mais baixo, pois sofriam a fermentação. Eram elas a cerveja e o vinho. O álcool é uma bebida psicotrópica. Além de causar dependência, causa também mudanças no comportamento. Inicia-se com uma alteração no humor acompanhada de uma euforia, depois vem o momento da sonolência, onde o indivíduo não possui mais sua coordenação motora e apresenta comportamento depressivo. Isso acontece devido ao fato de o álcool agir diretamente no sistema nervoso central.
O álcool compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, motivação e autocontrole. É considerada uma droga depressora, ou seja, causa efeitos semelhantes aos da depressão como sonolência, tonturas, distúrbios no sono, náuseas, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca.
As principais bebidas alcoólicas comercializadas no Brasil são: a cerveja, o vinho, o licor, a cachaça, o uísque, o conhaque e os coquetéis. Segundo pesquisas, os jovens de 13 a 21 anos têm facilidade em adquirir bebidas alcoólicas, as quais muitas vezes são permitidas ou providenciadas pelos próprios pais.
As bebidas alcoólicas dividem-se em dois grupos: as fermentadas e as destiladas.
As fermentadas obtêm-se a partir de frutos, cereais, grãos, tubérculos e cactos. Como exemplos temos o vinho (feito a partir da uva) e a cerveja (feita a partir da cevada).
As destiladas obtêm-se a partir da destilação (processo de vaporização de um líquido e a sua posterior condensação num outro recipiente) das bebidas fermentadas, o que faz aumentar a sua graduação alcoólica. Como exemplos temos a aguardente, gin, vodka, brandy, tequilla.

O uso do Alcoól

O uso exagerado e indevido de bebidas alcoólicas é considerado um grave problema de saúde pública. O consumo de álcool pode ser advindo do estilo de vida atual, dos elevados níveis de estresse, de ansiedade, de baixa

Relacionados