Monopólio no mercado de alimentos
Podemos entender monopólio como o domínio de uma empresa sobre o mercado de algum produto ou serviço. Por ter esse domínio a empresa fica livre para comandar o mercado de acordo com seus próprios interesses, o que acaba prejudicando as pequenas empresas que não tem capacidade de sobreviver a essa forte competição e são eliminadas do mercado.
No Brasil cerca de 50% dos alimentos comercializados são controlados por três grandes redes de supermercados, dentre elas está o WalMart. Essa grande rede possui supermercados instalados em vários países, tem um faturamento grandioso – de acordo com uma matéria do site “A Nova Democracia” ele atinge valores maiores que o produto interno bruto da Arábia Saudita - e se fortalecem cada vez mais. Os malefícios do monopólio no setor de alimentos são vários. Dentre eles temos a desvalorização do produtor local, já que é mais lucrativo importar de produtores de commodities que recebem uma quantia consideravelmente pequena pela venda. Outra gravidade envolve a qualidade dos alimentos, estes que são importados para as grandes redes possuem alto índice de agrotóxico e podem comprometer a saúde dos que os consomem. Além disso, vale reforçar que a agressiva atuação dessas redes no mercado ofusca as pequenas empresas que não agüentam por muito tempo e se retiram do cenário.
Dessa forma, podemos concluir que por trás de uma marca mundialmente famosa existe uma empresa dominadora que controla o seu setor no mercado e impõe seus interesses para continuar em crescimento, sem se preocupar com a qualidade duvidosa do produto final e seu impacto aos consumidores. Ela visa acima de tudo o lucro.
Referências:
O monopólio é a causa da fome no mundo. Disponível em: Acesso em: 28 de maio de 2013
Monopólio no mercado mundial de