Faculdade
Resumo
Nesta Prática foram abordadas algumas ideias relacionadas ao campo magnético observado em um ímã. O imã sempre possui dois pólos: o norte e o sul. Com os experimentos, pudemos observar as linhas de indução magnética presentes em um ímã, estas que são invisíveis, notamos também que se um objeto constituído de ferro se aproxima dessas linhas de indução, ele será influenciado por elas e alguns objetos até podem ser trespassado por elas, como folhas de papel, madeira, plástico, etc.
Introdução
As linhas de indução permitem uma visualização do campo magnético. Elas possuem as seguintes características:
São tangentes ao vetor indução magnética em cada ponto;
São orientados no sentido deste vetor;
São sempre fechadas, isto é, não tem fontes nem sorvedouros;
O campo magnético, que é algo invisível ao redor do ímã, interagi com outros elementos podendo modificar suas propriedades ou trespassar outros.
Uma propriedade notável dos ímãs é que sempre que um ímã é quebrado, um pólo norte irá aparecer em uma das faces quebradas e um pólo sul na outra, de tal forma que cada peça tenha o seu próprio pólo norte e sul. É impossível isolar um único pólo magnético, independentemente do número de vezes que um ímã é quebrado ou quão pequeno ele seja.
Objetivo
Observar as linhas de indução magnética produzidas por um ímã, verificando a região onde concentram as linhas de indução; reconhecer as propriedades magnéticas de um ímã e como elas afetam o meio à sua volta, Notamos também que é impossível isolar um pólo magnético de um ímã.
Materiais e Métodos
Nesta prática tem-se a necessidade dos seguintes materiais:
• Ímã em barra
• Bússola
• Prego
• Limalha de ferro
• Clipes
• Prato de papel
Resultados e Conclusões
Coloque o ímã dentro do saco plástico; coloque o ímã sobre a mesa e a folha de papel por cima do ímã; espalhe