Faculdade
Neste experimento estudaremos o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) utilizando-se o colchão de Ar Linear. O colchão Linear será utilizado para minimizar as forças de atrito, ao logo do trilho onde o móvel desliza sobre o fluxo de ar diminuindo o atrito. Para Conseguirmos chegar ao MRUV inclinou-se o trilho de ar em relação à horizontal, de modo que o carrinho desça por ele seguindo a direção do trilho.
2 – Objetivo
Este experimento tem como objetivo a determinação da posição, velocidade e aceleração do móvel, e demonstrar a dependência da posição em função do tempo nos movimentos MRUV.
3 – Teoria
O movimento retilíneo uniformemente variado ( MRUV) demonstra que a velocidade varia de forma uniforme em relação ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Assim dizemos que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. Com os dados dos obtidos e medindo os movimentos podemos construir os gráficos que nos permitem estudar melhor esse movimento, e como a função horária da velocidade do MRUV é uma reta inclinada, pois sua equação é do primeiro grau; essa inclinação corresponde á aceleração sofrida pelo móvel. A função horária do espaço do MRUV corresponde há uma parábola e a inclinação da reta tangente a essa curva é a velocidade do móvel no instante. Com a segundo a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão: Onde “m” é a massa do corpo e “a” é a aceleração.
Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).
A aceleração é definida como sendo a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Quando um