Faculdade
TRABALHO DE CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL:
“Qual a importância do calculo diferencial e integral para o curso de Sistemas de Informação?” ITABUNA - BA
2014
Qual a importância do calculo diferencial e integral para o curso de Sistemas de Informação?
Antes de qualquer coisa, é importante saber a importância do cálculo para todos: O Cálculo é uma das grandes realizações da humanidade, cujas idéias básicas foram desenvolvidas há cerca de 300 anos por Newton e Leibniz e, desde então, vem sendo utilizado nas mais diversas áreas das Ciências. É utilizado e ensinado em função de sua capacidade de reduzir problemas complexos das diversas áreas das Ciências a regras e procedimentos simples. Em função deste aspecto redutor, é possível abordá-lo como um conjunto de regras e procedimentos, aplicáveis mecanicamente em situações puramente algébricas.
Nos diversos cursos de exatas, a matéria de Cálculo 1 – Diferencial e Integral, é apresentada em muitas instituições de ensino sob a forma clássica, nunca fugindo do modelo dado por definições, propriedades, exercícios puramente algébricos, aplicações "fechadas" ou poucas aplicações dos conceitos matemáticos ligados ao cotidiano ou à realidade profissional do aluno e com abordagens isoladas, visto que, ou se adota um método gráfico, ou um método algébrico, ou uma abordagem numérica, mas raramente ocorre às três abordagens de maneira simultânea, método proposto neste trabalho.
Acredito que seria mais proveitoso se o curso de Sistemas de Informação utilizasse o enfoque da disciplina, para a área computacional, pois utiliza-se ferramentas tecnológicas o tempo inteiro para resolver os problemas. No caso da FTC, eles trabalham na forma clássica, com limites – derivadas, utilizando caderno, explicação e exercícios. Com o enfoque computacional e utilização de simulações em computadores aproxima a matemática da realidade e os exemplos dados em aula não são mais artificiais ou tão abstratos.
Quando se