Faculdade
O Funcionalismo traz como enfoque, as funções da mente e como ela funciona em um organismo nas questões de se adaptar ao meio. Dando ênfase, portanto, nos estudos relacionados às funções ou processos que influenciaram consequências praticas no mundo, ou seja, o estudo de como as pessoas funcionam e se adaptam.
Foram os zeitgeist da época que deram a base para o surgimento do funcionalismo, trazendo características para este, pela teoria da evolução, e quem se destaca nesse pensamento é Charles Darwin. A influencia desse celebre personagem, trouxe para a psicologia a importância do estudo do comportamento animal para a compreensão do comportamento humano, o que deu base para a psicologia comparativa, possibilitou o enfoque nos estudos para as funções da consciência, a aceitação de metodologias e dos dados de diversas áreas, e a descrição e mensuração das diferenças individuais.
Uma grande figura que ganha destaque nessa época também, foi Francis Galton, primo de Darwin. Galton focou seu trabalho para a herança mental. Suas ideias afirmavam que o homem notável teria filhos homens notáveis, ou seja, as ‘’habilidades’’ ‘’genialidades’’ se transmitam geneticamente. O que por fim, deu ênfase a sua criação da eugenia (hereditariedade dotada de genes nobres), incentivando assim, os mais aptos a nascer e os inaptos a regredir, ou seja, tentando impulsionar o aperfeiçoamento da qualidade herdado pela raça humana. Foi com as técnicas do uso da mensuração e estatística que fez seus estudos para verificação de suas teorias. Tais técnicas levaram Francis a criar uma das medidas mais importantes para a ciência, a correlação.
Contudo, foi um discípulo de Galton, James Mckeen Cattell, que cunha os teste de inteligência. Porem, Francis é quem dá origem a esse conceito. Pela sua teoria de que a inteligência poderia ser medida com base na capacidade sensorial individual (Inspirado pela teoria de John Locke - tabula rasa). Elaborando então,