faculdade
A Educação Ambiental deve acontecer dentro de âmbito escolar de forma continua envolvendo os diversos segmentos da comunidade. Professores, gestores, família e sociedade devem estar envolvidos neste processo para que o mesmo alcance seu objetivo que é a preservação e conservação do meio ambiente. O professor tem um papel fundamental no processo de educação ambiental, pois é através da interdisciplinaridade que desenvolve praticas pedagógicas inovadoras, que estimulem a participação de seus alunos, tendo como objetivo promover a transformação de hábitos e atitudes, visando uma melhor relação do individuo com o meio ambiente e a formação da sua consciência cidadã.
Os PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais), tratando sobre os temas transversais enfatiza que a educação ambiental é um tema desafiador que exige a aquisição do conhecimento e informação por parte da escola para que a mesma possa desenvolver em trabalho adequado junto dos alunos. Isso não significa que os professores deverão saber tudo sobre a Educação Ambiental unto dos alunos, mas sim que deverão se dispor a aprender sobre o assunto para transmitir aos seus educandos a noção de que processo de construção e de produção do conhecimento é constante.
“É necessário que os educadores reelaborem as informações ambientais que recebem para poder transmitir e demonstrar para os alunos a expressão dos significados em termo do ambiente’’.
(Carvalho,2004)
O papel do professor é importante, pois estimula a curiosidade de cada aluno na sala de aula, fazendo com que aquela pequena ideia, torne-se um grande projeto com muitas ações. Não só o educador, mas também a sociedade tem sua grande parcela, pois é de casa, com os pais que os estímulos devem vir, a visão de cada um de querer ver o nosso planeta tendo um outro rumo diante todos , sendo valorizado, cuidado e apreciado por suas belezas e sua grande riqueza ecológica e natural.
Para o professor poder botar em pratica