Faculdade
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
Engenharia Elétrica
Alameda João Dal Sasso, 800
95700-000 – Bento Gonçalves – RS – Brasil
PONTE DE WHEATSTONE
STRAIN GAGE
1. INTRODUÇÃO
Este projeto tem como finalidade a utilização de strain gage em ponte de wheatstone e um circuito de amplificação de sinais para a medição de esforços ou deformações em materiais rígidos e flexíveis. Esta aplicação com strain gages é muito utilizada em balanças de pequeno e médio porte, sendo aplicado também em balanças de grande porte, como medição de peso de veículos, cargas de caminhões, etc.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Para a realização destes experimentos foi necessário ter como base teórica as seguintes citações:
2.1. PONTE DE WHEATSTONE:
A ponte de wheatstone é um dispositivo elétrico usado como medidor de resistências elétricas. Foi inventado por Samuel Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com o invento, tendo-o descrito 10 anos mais tarde.
O circuito é composto por uma fonte de tensão, um galvanômetro e uma rede de quatro resistores, sendo 3 destes conhecidos. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros 3 resistores são ajustados até que a corrente elétrica do galvanômetro caia a zero.
No circuito a direita, RX é a resistência desconhecida a ser medida; R1 e R2 são resistores cujos valores são conhecidos e R3 é um potenciômetro. Se a razão entre as resistências no ramo conhecido (R1/R3) é igual a razão entre as resistências no ramo desconhecido (R3/RX), então a diferença de potencial entre os dois pontos centrais será zero e nenhuma corrente fluirá entre estes pontos. Neste caso, o voltímetro deverá mostrar o valor 0V e