Faculdade
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
Sumário
Sumário 2
1. Objetivo do experimento 3
2. Introdução 3
3.1 Equação empírica: 5
3.2 Comprimento Equivalente (Leq) 6
3.3 As equações para desenvolvimento dos experimentos foram: 6
4. Equipamentos utilizados 7
5. Procedimento experimental 7
6. Dados coletados 8
7. Exemplo de cálculo 8
8. Resultados: Tabelas e gráficos 9
8.1 Gráfico de hs x Q 9
8.2 Gráfico de Ks x Re 10
8.3 Gráfico de Leq x Re 10
9. Discussão e Conclusão 11
10.Anexo 12
11. Referências Bibliográficas 13
1. Objetivo do experimento
O objetivo deste experimento é observar um comparativo de dados coletados em laboratório referente à teoria de perdas de cargas distribuídas e aplicando a prática da queda de pressão, que ocorre no trecho da tubulação da bancada do laboratório de hidráulica. Identificando também, o coeficiente de perda de carga K, diretamente no trecho estudado.
2. Introdução
O transporte de fluídos é feito através de condutos projetados para esta finalidade. Esses condutos podem ser abertos para a atmosfera, recebendo o nome de canais e destinados principalmente ao transporte de água, ou serem condutos fechados, em que a pressão é maior que a atmosfera, sendo assim denominados dutos sob-pressão.
Essa dissipação de energia provoca uma redução da pressão total do fluído ao longo do escoamento que é denominado de PERDA DE CARGA.
Perda de carga é a energia perdida pela unidade de peso do fluído quando este escoa. Fatores podem afetar este escoamento, como: rugosidade do material, densidade, velocidade, diâmetro, etc.
A perda localizada ocorre sempre que um acessório é inserido na tubulação, seja para promover a junção de dois tubos, ou para mudar a direção do escoamento, ou ainda para controlar a vazão. Essa perda de carga localizada, se da ao fato, de através dos fatores citados acima, a pressão do fluído gradativamente vai