Faculdade
Grande parte dos motivos que levam os pequenos empreendedores a fecharem as portas ainda no começo do negócio, é pelo fato de que eles não dão importância para o planejamento, o local escolhido é desapropriado, grande desconhecimento de mercado, e acreditando ainda que apenas com dinheiro e sorte é capaz de ir longe. É por este fato que uma empresa se mantém no máximo dois anos de pé, dando só prejuízo e dor de cabeça para o proprietário.
Os países desenvolvidos já tem como hábito estudar um planejamento antes de abrir o negócio, assim dando mais estabilidade a seu projeto empreendedor. Visando isto, o SEBRAE começou a fornecer cursos de qualificação que custam pouco e valem realmente a pena.
Conhecer técnicas de gestão é de fundamental importância, mais de nada valerá se o dono manter um papel de coadjuvante, ou seja, omitir-se nas decisões a serem tomadas e não tomar atitudes que influenciem no grupo de modo positivo. O comportamento profissional e ético faz com que você consiga conquistar o seu público alvo e toda sua equipe, ganhando o respeito e admiração de todas as partes. Lembrando que fornecedores com qualidade é de extrema importância.
Um método para que o caminho do seu sucesso seja encurtado é procurando palestras e buscando informações com donos de empresa bem sucedidas, gerando assim mais conhecimentos e experiência com determinadas situações. Segundo José Dornelas, após a abertura da empresa é sempre necessário inovar. Pesquisas relatam que 88% das empresas não buscam inovação, ficando sempre na mesmice. O não pensamento em inovação faz com que o empreendedor não pense na internacionalização do seu negócio, tendo uma visão fechada não conseguindo ver que esse tipo de mercado vem crescendo a cada dia e empresas de fora vem trazendo seu negócio para dentro do Brasil, ganhando mercado e ocasionando o fechamento das empresas não inovadoras.
É preciso mostrar para o empreendedor brasileiro que uma coisa é ter