Faculdade
Johnathan de Sousa Parreira Aluno de Medicina da Universidade Estadual de Londrina - Quarto período
Ventilação Pulmonar
1. Introdução: Objetivos da respiração e seus quatro eventos funcionais principais: Ventilação Pulmonar; Difusão de gases do sangue para os alvéolos; Transporte dos gases e regulação da ventilação.
2. Mecânica da Ventilação Pulmonar:
a)Os músculos da respiração: O diafragma e sua influência no encurtamento e alongamento da caixa torácica.
Músculos envolvidos no aumento e na diminuição do diâmetro antero-posterior da caixa torácica: • Músculos inspiratórios: Intercostais externos; Esternocleidomastóideo; Escalenos. • Músculos expiratórios: Reto-abdominal; Intercostais internos.
b)Pressões que causam a movimentação do ar para dentro dos pulmões:
b.1) Pressão Pleural (do líquido entre as pleuras parietal e visceral): Pressão negativa que aumenta durante a inspiração.De –5cmH2O para –7,5cmH2O.
b.2) Pressão Alveolar (dentro dos alvéolos): Qdo menor que a atmosférica, -1cmH2O, o ar entra nos pulmões com velocidade de, aproximadamente, 500mL/2 a 3s.Qdo maior que a atmosférica, ocorre o inverso na mesma velocidade.
b.3)Pressão Transpulmonar ou de Retração Elástica (medida das forças elásticas pulmonares): PP-PA, tendendo a produzir o colapso dos pulmões. b.4)Compliância ou Complacência Pulmonar: Grau de expansão dos pulmões/Unidade de aumento na pressão transpulmonar, normalmente, 200mL/cmH2O.Determinada pelas forças elásticas do tec.pulmonar(Fibras elásticas e colágenas do parênquima pulmonar) e pela tensão superficial do liquido que reveste a superfície interna das paredes dos alvéolos(2/3 do total de forças).
b.5)Surfactante, Tensão superficial e Colapso dos Pulmões: Surfactante é produzido pelos pneumócitos tipo II e é constituído por