Faculdade Frasinetti Do Recife
FAFIRE
Desenvolvimento Psicológico II
Parto Humanizado
Ana Cláudia Porto Letícia Brêda Vanessa Maria
Março-2015
Recife-PE
Introdução O parto humanizado é uma forma de lidar com a gestante respeitando sua natureza e sua vontade. Nesta prática, os protagonistas são a gestante e seu filho que está para nascer. A atenção e o cuidado com o momento são tão importantes quanto os procedimentos médicos.
Desenvolvimento
No Brasil existe há muitos anos uma crescente mobilização em favor da humanização dos partos. Atualmente, essa luta teve um novo reforço a partir do caso da mulher Adelir, que foi forçada a se submeter a uma cirurgia cesária contra a sua vontade. Em protesto, foi organizado por todo papis um conjunto de manifestações chamado “Somos todas Adelir”. O parto humanizado conta com alguns profissionais durante o processo, são eles: Doula, obstetriz ou enfermeira obstetra, médico ginecologista obstetra, médico anestesista, médico pediatra neonatal. Os médicos que adotam o parto humanizado como prática possuem a palavra “humanizado” adicionado a sua especialidade, para que as pessoas saibam sua filosofia.
Cuidados no pré-natal
O alongamento do períneo, músculo que envolve a vagina e o ânus é de extrema importância, pois ele precisa estar alongado para que o recém nascido possa passar.
O estudo sobre a prática para que a gestante possa saber como funciona o parto
Cuidados no momento do parto
Muitos partos não utilizam a anestesia, por isso é importante que a gestante tenha consciência das possíveis dores.
A administração das dores e incômodo são cuidados necessários. A doula ajuda a paciente com técnicas não invasivas, como por exemplo: banho de agua quente, massagem, posições corporais, conversa, entre outros.
O tempo do parto por ser humanizado não quer dizer que vá demorar, mas pode acontecer, e nesses casos o cuidador espera junto a gestante o momento