Factor De Pot Ncia
Uma impedância é uma resistência aparente apresentada pelos circuitos de corrente alternada na presença de elementos resistivos - Resistência, indutância e Capacitância (RLC) - que representa uma resistência simbólica do circuito à passagem da corrente eléctrica alternada. Uma impedância pode conter um ou mais dos elementos mencionados acima, no caso especial de capacitância e indutância, ele cria não só a oposição à passagem da corrente, como também um desvio de fase (desfasagem) da corrente em relação a tensão. Uma impedância é responsável pelo consumo de energia eléctrica, pelo que a potência total se chama aparente, onde o elemento R consome potência activa e os elementos C e L consomem potência reactiva. A razão entre a potência activa do circuito e a sua potência aparente é conhecida como factor de potência FP.
Palavras-chave: factor de potência, impedância, reactância, potência aparente, potencia activa.
2. Introdução
Um dos fenómenos muito importantes actualmente em electrónica é a corrente alternada, que é a corrente usada no dia-a-dia para iluminação, força motriz e outras aplicações. É importante realçar que desde a produção até ao consumo da corrente, existe sempre uma impedância resultante do aparecimento dos elementos resistivos o que faz com que nem toda a potência produzida seja útil. Desta forma surge o conceito muito importante que é o factor de potência.
Pretende-se fazer um estudo resumido e sistemático sobre o factor de potência, começando por um resumo dos principais conceitos envolvidos. O trabalho tem os seguintes objectivos:
Definir os conceitos de impedância, reactância, potência aparente, activa e reactiva;
Definir o conceito de factor de potência;
Mencionar as funções do factor de potência;
Mostrar e deduzir as expressões matemáticas envolvidas.
3. Conceitos básicos
3.1. Potência real (activa)
É a potência que efectivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, entre outros. A potência real pode ser