Facebook x instagram
Introdução:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processo de negociação entre o Facebook, a maior das redes sociais, e o Instagram, aplicativo que permite aplicar filtros a fotos e compartilhá-las em redes sociais.
Facebook é um site e serviço de rede social lançado em fevereiro de 2004. Para utilizá-lo, os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos". O nome do serviço decorre do nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Um estudo de janeiro de 2009 do Compete.com classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais. Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845 milhões de usuários ativos.
A Quantcast estima que o Facebook teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2011. De acordo com o Social Media Today, estimava-se que em abril de 2010 cerca de 41,6% da população americana tinha uma conta no Facebook. No entanto, o crescimento de mercado do Facebook começou a estabilizar em algumas regiões, sendo que o site perdeu 7 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos e no Canadá em maio de 2011.
Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento e tratamento de fotos desenvolvido por Kevin Systrom e Mike