fabricação mecanica
UNIP
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
5º SEMESTRE
RELATÓRIO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
OPERAÇÃO DE USINAGEM POR FEIXES DE ELRETRÓNS
TURMA: EM5-Q15
GRUPO: B-4
NOME: Altierry
NOME: Diego
NOME: Guilherme Francisco Mota RA:B81430-6
NOME: Gerson
NOME: Mauro Rodrigues de Souza Junior RA: B681GJ-2
Prof: Ulisses
BAURU, 08 DE ABRIL DE 2015
USINAGEM POR FEIXE DE ELETRÓNS
UM POUCO DA HISTORIA: Este método baseia-se no princípio de que o bombardeamento de elétrons gera energia, ou seja, quando os elétrons são acelerados e concentrados em um feixe, uma intensa energia cinética é produzida. Este processo foi inicialmente utilizado por volta dos anos 50, pelo pioneiro steigerwald na área de soldagem, quando as primeiras construções nucleares passaram a exigir a soldagem isenta de oxidação de materiais reativos como o titânio e o zircônio.
PROCESSO: O mecanismo pelo qual os feixes concentrados penetram na peça ainda não é completamente conhecido. Entretanto, sabe-se que a energia altamente concentradado feixe de elétrons vaporiza instantaneamente o material no ponto de impacto. O material derretido ao redor do ponto de impacto é rapidamente ejetado pela pressão do vapor sendo, dessa forma, removido do material. A convergência do feixe pode ser ajustada por meio de lentes magnéticas. fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4824-o-que-sao-usinagem-de-feixe-de-eletrons/
•Vaporiza o metal da peça através de um feixe de elétrons de alta velocidade no vácuo
•Pequenos orifícios e cavidades
fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfTaoAB/apostila-usinagem-parte1?part=3
Método no qual o calor concentrado a partir de um feixe de elétrons é utilizado para derreter o metal. O processo geralmente ocorre dentrode um vácuo, protegendo assim o metal da atmosfera exterior, diferentemente dos tradicionais processos de soldagem.
Mecanismos e Equipamentos: Os componetes basicos, presentes em todas as