Extrucao
Transformação de Termoplásticos
Extrusão Injeção Termomoldagem Rotomoldagem
Aula 10
Extrusão
EXTRUSORA
Extrusão
TIPOS DE EXTRUSORA: 1- Extrusoras de rosca simples ou
mono rosca
2 - Extrusoras de rosca dupla
2 - Extrusoras de rosca dupla
Roscas de acionamento rotacional, nas quais o movimento de giro das roscas se dá no mesmo sentido.
Roscas de acionamento contrarotacional, ou seja, roscas de movimento de giro oposto. Extrusoras cônicas apresentam roscas de movimento contra-rotacional.
Vantagens de rosca dupla : maior eficiência na plastificação e homogeneização do composto, em função da geometria de rosca mais elaborada, que permite a inclusão de uma série de elementos de mistura e cisalhamento ao longo de seu comprimento. menores temperaturas de processamento podem ser utilizadas, ou seja, formulações mais econômicas podem ser elaboradas pela redução da necessidade de estabilizantes térmicos e lubrificantes no composto; maior eficiência no transporte de massa, ou seja, menor variação da vazão de composto na matriz, com efeitos benéficos na precisão dimensional do produto final; maior produtividade em função da possibilidade de operação em condição de processamento mais severas que as permitidas com as extrusoras de rosca simples; menor consumo de energia em função da maior eficiência de transferência de energia mecânica.
3 - Extrusora Planetária
Extrusora Planetária
É uma Extrusora monorrosca que, ao final da mesma, possui uma seção formada por um núcleo constituído da própria rosca principal circundado por múltiplas roscas de pequeno diâmetro ao longo de seu perímetro. Em função desse tipo de construção, a área de contato entre o polímero fundido e o equipamento é aumentada em muitas vezes, e, por conseqüência, a eficiência de troca de calor e cisalhamento.
Extrusora Planetária
COMPONENTES DE UMA EXTRUSORA: motor elétrico – responsável pelo acionamento da rosca; conjunto de